top of page

HALLOWEEN

Aprendizagem, vivência cultural e artística

      É uma festa cultural com origem na Antiguidade nos ritos pagãos que se comemora até os dias de hoje em dia 31 de outubro, conhecido também como “Dia das Bruxas”. Embora faça parte da cultura europeia é mais forte nos Estados Unidos desde o século XIX, quando os irlandeses levaram para lá esta manifestação cultural.

 

     Surgiu com os celtas há mais de 2500 anos. Este povo acreditava na crença de que nesta data, que correspondia ao último dia do verão, quando os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Com o objetivo de se proteger desses ataques, as pessoas espalhavam pela casa caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outras coisas que pudessem afugentar os maus espíritos. Estes símbolos são mantidos até hoje, outros formam criados com o tempo a serem incorporados em diversas culturas e regiões.

      Durante a Idade Média a Igreja condenou esta prática por considerá-la como uma festa pagã, é quando associam o rito às bruxas e feiticeiras, ficando conhecido como “Dia das Bruxas”. Aqueles que insistiam com esta prática era condenado pela Inquisição e queimados na fogueira.

Atualmente as crianças também participam desta festa fazendo uso de fantasias de personagens que povoam o imaginário popular como bruxas, zumbis, fantasmas, dentre outros. Nos Estados Unidos elas saem em grupo vestidas assim e batem nas portas dizendo a frase: “doçura ou travessura?” E para que não façam nenhuma travessura são recebidas pela vizinhança com sacos de doces, balas e outras guloseimas.

 

         Símbolos e Tradições

 

    Por associação com a morte e os maus espíritos, seus símbolos possuem vínculo com estes elementos. Dentre eles podemos citar:

 

- As cores laranja e preto: uma associação feita ao início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.

 

- Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora tem origem num conto celta sobre um rapaz que teria sido proibido de entrar no céu e no inferno, condenado a vagar para sempre com sua lanterna em busca de descanso. No rito celta também servia para afugentar os maus espíritos, como tochas, velas e fogueiras.

 

- Máscaras e fantasias: prática que se mantém desde a Antiguidade com os celtas quando eles, com intuito de enganar os espíritos, se vestiam com fantasias e máscaras, pensando que assim não seria reconhecidos como humanos e fosse assim poupado dos males que poderiam lhes fazer. Essas máscaras e fantasias seguem a temática da morte, como esqueletos, fantasmas, bruxas, zumbis e até vampiros.

 

            Halloween no Brasil

 

      Uma contribuição da forte influência da cultura americana na nossa, acabamos por absorver também mais esta manifestação cultural, embora seja uma influência bem recente. Acredita-se que esta prática tenha se tornado popular com as festas promovidas pelos cursinhos de idiomas da língua inglesa. 

      Muitas vezes com o argumento de que não é uma prática comum em nossa cultura, esta festa é ignorada por muitos. Mas outros mais radicais veem nesta manifestação cultural o próprio “culto ao demônio” e abominam a participação em algo que para eles é a negação dos princípios cristãos aos quais acreditam, tal qual era na Idade Média.

     Independentemente de ter origem pagã e referir-se aos cultos religiosos da antiguidade esta prática cultural traz elementos cênicos, artísticos, culturais, estéticos e visuais riquíssimos que podem e devem ser aproveitados para uma aprendizagem mais ampla através do lúdico e uma vivência cultural efetiva. Na escola, por exemplo, é uma ótima oportunidade para desenvolvimento da criatividade, integração do grupo, confraternização, trabalhar valores e sentimentos diversos e conceitos sobre espiritualidade, o bem o mal, mitos e lendas.

         Para entender mais assista o nosso videoaula e leia o nosso plano de ação para executar e por em prática estas atividade cultural.

Foto: Rosa Pires.

Maquiagem e caracterização para a festa cultural de Halloween na EBT-DF, em 31 de outubro de 2018.

IMG_1179.JPG

Videoaula: Festa Cultura de Halloween: tradição e cultura  Uma vivência lúdica da festa como forma exemplificadora em uma Escola Bilíngue para alunos surdos. A Arte a serviço da inclusão. 

PDF.jpg

Plano de ação com planejamento para estudo e execução da festa cultural com o tema Halloween.  

Deixe seu comentário, sugestão ou tire suas dúvidas:

bottom of page