top of page

ESPAÇOS CULTURAIS DE DESTAQUE

EM BRASÍLIA

        É com muito orgulho que apresento aqui um pouco da cultura da nossa Capital, Brasília. Tive a oportunidade de apresentar em alguns desses palcos, em outros momentos participei como público. Sinto-me extremamente satisfeita em poder mostrar para outras pessoas tantos teatros, salas, locais de exposições, museus e demais locais que tanto me encantaram.  Vale a pena conhecer! 

- Para saber mais acesse o site da Secretaria de Cultura do DF.

Imagem1.jpg

Foto: arquivo pessoal, Rafael Pires em 2010 em Brasília.

Centro Cultural do Banco do Brasil 

     

     

     Foi inaugurado em 1993 com o intuito de incluir Brasília no circuito cultural de exposições internacionais. Resultado de um projeto do arquiteto da cidade Oscar Niemeyer numa construção de aproximadamente 20.551 m2, tendo também a contribuição de Alba Rabelo Cunha que complementou com seu projeto paisagístico numa área entre jardins e estacionamento numa área de 23.940 m2. Um lugar aconchegante e bastante receptivo para acolher jovens e mesmo as famílias que o visitam. Destacando-se pela acessibilidade física quanto as rampas, elevadores, banheiros e outras adequações para melhor atender os portadores de deficiências, incluindo intérprete de libras para atendimento dos surdos.

      Um fator negativo seria a localidade, bastante inacessível em relação as residências da maioria da população. No entanto, para sanar esse problema foi disponibilizado ônibus gratuitos em diversas localidades em dias e horários estratégicos. Além de diversos projetos juntos as escolas que buscam tornar as visitas e eventos mais acessíveis ao público em geral. Todas essas ações levaram este centro cultural ao segundo lugar mais visitado do país e o 43◦ no mundo de acordo com o ranking da revista inglesa The Newspaper (abril/2013).

LOCALIZAÇÃO: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Asa Sul – Brasília-DF.

ccbb001.jpg

MUSEU DA IMPRENSA

     Inaugurado em 13 de maio de 1982, o Museu da Imprensa está localizado na própria Imprensa Nacional e faz um elo entre o passado e a tecnologia. Nele encontramos várias relíquias que informam como era realizado as informações impressas no passado, dentre outros objetos que nos faz refletir sobre o nosso passado e o desenvolvimento não só da máquina, mas também do próprio homem.

     Possui uma área de 680 m² que guarda cerca de 600 peças e documentos raros, sendo considerado o oitavo mais importante do mundo neste gênero. Para se ter uma ideia do que podemos apreciar por lá, damos o exemplo peça Prelo Machado de Assis de origem inglesa que data do ano de 1833 e que funcionou na Imprensa Nacional como máquina de impressão tipográfica de jornais até 1940, sendo agora parte da nossa história. Além de obras de arte como esta também podemos conhecer brasões, mobiliário, documentos e dentre outras obras e objetos importantes. Visitar este museu é fazer uma viagem ao nosso passado e instigar a imaginação, entendendo como eram feito os primeiros livros e jornais, comparando a agilidade das informações de hoje as do passado.

LOCALIZAÇÃO: Quadra 06 – Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília – DF.

imprensa_fachada_home.jpg

TEATRO NACIONAL DE BRASÍLIA

     

     

 

 

     O Teatro Nacional Cláudio Santoro foi inaugurado em 21 de abril de 1966, projetado por Oscar Niemeyer também contou com a colaboração do pintor e cenógrafo Aldo Calvo. Recebeu este nome em 1989 em homenagem ao maestro e compositor fundador da orquestra do teatro desde 1979.

Possui forma geométrica de uma pirâmide sem ápice e ocupa uma área de 43 mil m². Em sua área externa destaca-se a fachada revestida por um painel de blocos de concreto criado por Athos Bulcão em 1966, cum painel com 125 m na base e 27 m de altura. Na área interna conta com a sala Villa-Lobos com 1407 lugares, a sala Martins Penna com 407 lugares, dois Foyers, sala Alberto Nepomuceno com 95 lugares, o Espaço Cultural Dercy Gonçalves com 840 m² e copa para 300 pessoas. Já o Anexo do Teatro Nacional foi projetado por Milton Ramos tem 15 mil m², inaugurada em 1981 e hoje abriga a ;Secretaria de Cultura do DF.

     Fechado para reforma estrutural e de adequação à acessibilidade desde 2014, o público brasiliense e turistas lamentam a demora para reabertura do Teatro.

LOCALIZAÇÃO: Setor Cultural Teatral Norte - Asa Norte, Brasília-DF.

i537034.jpg

TEATRO DULCINA DE MORAES

     

     

     O Teatro Dulcina fica localizado no Setor de Diversões Sul, próximo ao CONIC. Foi idealizado por uma grande atriz dos palcos brasileiros, Dulcina de Moraes e inaugurado em 21 de abril de 1980, um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Tem 400 lugares e 8 camarins, seu palco possui o formato italiano. Este importante espaço para a arte e a cultura local também conta com uma Faculdade de Artes e a Fundação Brasileira de Teatro que mantém o Teatro. Responsável por formar a maioria dos artistas da cidade, a faculdade passa por uma longa crise e por muitas vezes já esteve prestes a fechar.

    Lutando contra todo descaso e crise permanente, o espaço sobrevive com atividades muitas vezes fomentada pelos próprios alunos, estando no momento sobre intervenção em sua administração. Contando com uma galeria e foyer para exposição destes alunos, ex-alunos e artistas locais. Um espaço que me enche de orgulho por ter sido aí que iniciei minha trajetória artística.

LOCALIZAÇÃO: SDS Bloco C N°. 30/64 Edifício FBT – Brasília – DF.

20170210175411363044a.JPG

TEATRO DA ESCOLA PARQUE 

     Embora o espaço esteja vinculado à Secretaria de Educação e esteja acoplado ao espaço da Escola Parque da 308 Sul, já faz parte dos espaços de destaque que servem à cultura local e apresentações artísticas, principalmente ao público infantil. As Escolas Parques eram um sonho de educação moderna e de qualidade. Já foi um dos principais palcos da cidade onde os pioneiros desde 1958 podiam ver apresentações de teatro, música, cinematográficas e conferências.

LOCALIZAÇÃO: Asa Sul Entre quadra Sul 307/308 – Brasília, DF.

escola-parque-308sul-andreborges-agencia

ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO

     

     Teve início em 1974 composta por galpões usados como sede da antiga Fundação Cultural do Distrito Federal. Logo empolgou a cena cultural da cidade e passa por reformas de ampliação, quanto se transforma no Teatro Galpão, que posteriormente é dada sequência em sua ampliação com o Galpãozinho, galerias de arte e espaço próprio para cursos e oficinas de arte. Tudo isso fez do espaço um ponto de encontro de artistas locais. Este espaço só é chamado de Espaço Cultural Renato Russo em homenagem ao vocalista da banda Legião Urbana após outra reforma em 1999.

      Um espaço amplo que comporta teatro de bolso, galerias para exposições, ateliê de pintura, praça central, Mezanino e biblioteca. O público brasiliense aguarda novamente ansioso a reabertura do espaço desde 2016 quando passou novamente por reformas.

LOCALIZAÇÃO: St. Central AE 5 - Taguatinga, Brasília – DF.

espaco_cultural_508_sul.jpg

TEATRO NEWTON ROSSI

     Dos espaços disponibilizados pelo SESC, este é o maior com capacidade para 430 pessoas. Possui um completo sistema de áudio e vídeo e iluminação, além de uma sala de cinema anexa. O destaque fica com a mesa de som com alta tecnologia.

LOCALIZAÇÃO: Centro de Atividades SESC Ceilândia - QNN 27 Área Especial Lote B, Ceilândia Norte, Brasília – DF.

0.jpg

TEATRO DE ÁGUAS CLARAS (CAESB)

     

     

     

 

     Teatro de Águas Claras, como é conhecido, tem capacidade para 416 pessoas e complementado por um hall e foyer externo conjugado. Foi inaugurado em 13 de dezembro de 2006 é um espaço relativamente novo na cidade, porém bastante frequentado. Destaque à sua acústica, conforto e amplitude, projetado pelo arquiteto Paulo Zimbres, ex-professor da Universidade de Brasília.

LOCALIZAÇÃO: 1846, Col. Agrícola Águas Claras, Brasília – DF

teatro_caesb.jpg

CINE BRASÍLIA

     

 

 

     Está ligado à história de nossa Capital, sendo também um projeto de Oscar Niemeyer. Em 22 de abril de 1960 estava entre os lugares selecionados para a comemoração da inauguração de Brasília, o que trouxe mais entretenimento, cultura e lazer para os pioneiros e candangos. Sua popularidade era tanta que os 607 lugares estavam sempre lotados e por uma plateia bastante participativa, fosse com vaias ou aplausos. Esta euforia é vista quando o local é palco do famoso Festival de Cinema Brasileiro, quando é intensa a programação com filmes nacionais, mostras estrangeiras, semanas temáticas, debates, lançamentos de livros, exposições de pinturas, fotografias, dentre outras atividades artísticas.

LOCALIZAÇÃO: Asa Sul Entrequadra Sul 106-107 – Brasília-DF.

1933612_461589600698488_3367081594871893

MUSEU DA REPÚBLICA

     Um projeto arquitetônico de faz parte do Conjunto Cultural da República, idealizado também com intuito de inserir a Capital no circuito internacional das artes em suas diversas linguagem e setores. Abrange desde palestras à amostra de filmes, seminários, exposições, performances, shows e diversas apresentações de relevância para a cultura do país. Faz parte também da idealização de Lúcio Costa juntamente com a Biblioteca Nacional, desde 1950. No entanto só foi concluído e inaugurado em 15 de dezembro de 2006, sendo hoje uma obra universal pela sua relevância e beleza arquitetônica, importante representante da arte contemporânea.

     Seu formato é semiesférico com uma cúpula de 25 m de raio, a base com 32,6 m de raio e com uma altura de 26, 25 m. Ocupando uma área total de 15 mil m², sendo que em seu interior ainda contamos com dois auditórios, para 700 e 85 lugares.

 

LOCALIZAÇÃO: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo a Rodoviária do Plano Piloto, zona 0 – Brasília-DF.

museu-nacional-brasilia-distrito-federal

TEATRO DA CAIXA

     

     O Centro Cultural de Brasília foi inaugurado em 1980, o primeiro a ser criado pela CAIXA, fica na região central de Brasília, o que facilita o acesso das pessoas às atividades proposta pelo complexo cultural. O espaço dispõe de cinco galerias, o teatro, o jardim das Esculturas, o Espaço com Vitrais e um Café Cultural. Toda esta estrutura é bastante útil quando única aos projetos disponíveis na CAIXA para formação de plateia e público, levando diversos estudantes e grupos de visitação.

     Em referência ao Teatro houve a preocupação com reformas e modernização do espaço para atender as novas demandas dos espetáculos modernos como a iluminação, som, ampliação do palco, plateia e camarins. Toda essa estrutura dispõe de 406 lugares.

LOCALIZAÇÃO: Sbs Lotes 3/4, Setor Bancário Sul Q. 4 - Asa Sul, Brasília – DF.

cef.jpeg

TEATRO DOS BANCÁRIOS

     

     

 

     Este apresenta um palco de meia-arena, 474 lugares e um amplo estacionamento que facilita a acessibilidade ao espaço. Premiado internacionalmente por sua arquitetura, atualmente está vinculado à Secretaria de Cultura do Sindicato dos Bancários. Recebe espetáculos de dança, teatro, shows, concertos e palestras.

 LOCALIZAÇÃO: EQS 314/315 - Bloco A - Asa Sul, Brasília – DF.

12654519_1029385323799049_20710740086092

TEATRO PAULO AUTRAN

 

     O Teatro Paulo Autran é mais um investimento do SESC na cultura, lazer e qualidade de vida na cidade satélite de Brasília. Foi fundado em 2004 acolhe não apenas apresentações teatrais, mas também de música, dança, circo, literatura, artes visuais e cinema. Esta variedade nas linguagens artísticas é possível graças ao foyer e ao teatro para 200 pessoas.

LOCALIZAÇÃO: CNB 12 - Área Especial 2/3 - Taguatinga Norte, Brasília – DF.

04_big.jpg

CENTRO CULTURAL DO SESI DE TAGUATINGA

 

     O espaço foi idealizando ainda na década de 70 para promover a integração da comunidade e fomentar o acesso à cultura dos trabalhadores associado, seus familiares e a população local. Esse complexo cultural dispões de um cineteatro, foyer, café, duas salas de multiuso e um teatro para 478 lugares que dispõe de um sistema moderno de iluminação, som, projeção de vídeo, equipamentos de cinema e camarins.

LOCALIZAÇÃO: QNF 24 S/N - Área Especial - Taguatinga Norte, Brasília – DF.​

sesi-taguatinga.jpg

TEATRO GARAGEM DO SESC

     

 

     Teve início na década de 70 na garagem do prédio, resultante de um mutirão promovido por artistas da cidade. Inaugurado em 21 de agosto de 1975. Tornou-se uma referência para a cultura local com uma tradição de apresentações cênicas e musicais.

       Além do teatro o SESC disponibiliza nesta área nobre da cidade uma estrutura ampla de lazer, auditório para 250 pessoas, ambiente para exposições, sala multiuso e o teatro com capacidade para 204 pessoas. O espaço tem um público cativo e bastante respeito dos artistas que participaram de sua história.

LOCALIZAÇÃO: SEPS Q 713/913 Quadra 713/913 – Brasília, DF.

DSC04239.JPG

TEATRO DA PRAÇA EM TAGUATINGA

     

 

     Foi inaugurado em 1966, mas seus anos de glória foram mesmo em meadas dos anos 80 quando fez história na cidade. Um dos teatros mais tradicionais da que pertencia a Secretaria de Educação do DF e estava acoplado a escola CEMEIT, atualmente sua administração cabe à administração de Taguatinga sob os cuidados da Secretaria de Cultura. Um espaço para 267 pessoas, que também acomoda uma biblioteca pública conhecida como Biblioteca Machado de Assis. Várias apresentações locais de teatro, dança, capoeira, música e encontros diversos, são realizados no local. No entanto, apesar da sua importância e localização privilegiada por ser próximo ao centro da cidade na Praça do Relógio, está entregue ao descaso e abandono pelo poder público.

LOCALIZAÇÃO: St. Central AE 5 - Taguatinga, Brasília – DF.

teatro_da_praça.jpg

GAPÃOZINHO NO GAMA

     

     

   

     Desde 1986 fazendo história na cidade do Gama. Já foi palco de apresentações diversas como teatro e shows de rock. Faz parte da história da cidade, tendo recebido artistas importantes como como Renato Russo, Raul Seixas e Plebe Rude.

LOCALIZAÇÃO: Setor Central, próximo à Rodoviária do Gama, Brasília-DF.

galpaozinho-do-gama.jpg

COMPLEXO DA FUNART

     

     

     O Complexo Cultural Funarte Brasília fica próximo à Torre de TV no centro da cidade e é um dos lugares mais frequentados por estudantes, artistas e o público em geral. Um dos espaços destinados aos eventos é a Sala Cássia Eller que serve de palco para espetáculos musicais, o Teatro Plínio Marcos com 517 lugares, com locais para artes visuais, Galeria Fayga Ostrower e o Espaço Marquise que exibe mostras de arte contemporânea  e uma área verde extensa ao seu redor.

LOCALIZAÇÃO: Eixo Monumental - Setor de Divulgação Cultural, Lt 2 - (Entre a Torre de TV e o Clube do Choro) - Plano Piloto, Brasília – DF.

espaco-marquise-complexo.jpg
bottom of page