top of page

O ANIVERSÁRIO DA INFANTA

    OSCAR WILDE EM TAGUATINGA

Tribuna do Brasil, 13 de setembro de 2003.

          Por Raquel de Lima

    "A Escola de Teatro e a Companhia Rosa Pires voltam a apresentar o espetáculo O Aniversário da Infanta, uma adaptação do conto do escritor inglês Oscar Wilde, que questiona os valores da beleza. A peça é produzida e realizada pelos alunos e professores da escola de teatro, que fica localizada em Taguatinga. A última apresentação do espetáculo, em julho lotou os 50 lugares do Teatro de Bolso da escola. 

     A peça questiona o antagonismo das belezas interior e exterior, através da bela Infanta e de um feio anão. Apesar de ser bonita, a princesa da Espanha, com apenas 12 anos, possui defeitos como vaidade, orgulho e egoísmo. Já o personagem Anãozinho, feio e disforme, demonstra ter uma alma doce, bela e inocente. "Queremos questionar os valores da sociedade atual, que cultua a imagem e se esquece dos verdadeiros valores humanos", explica a diretora da peça, Rosa Pires.

     Segundo a diretora, a peça atrai crianças e adultos, devido ao seu caráter de fábula e recursos como o teatro de sombras, bolas de sabão, perfumes e jogos de luzes coloridas, usadas na ambientação  da história. "O público compareceu em peso, devido A pedidos, resolvemos apresentar a peça novamente. Crianças e adultos se identificaram co o conteúdo da peça", afirma a diretora. 

      O espetáculo é o exame final dos alunos da Escola de Teatro de Taguatinga e da Companhia Rosa Pires, a primeira do gênero na cidade. Segundo Rosa Pires, o maior objetivo do grupo é trazer o teatro para as cidades que estão fora do Plano Piloto: "Atualmente, para assistir à um bom teatro, as pessoas têm que se deslocar para o Plano. O custo se torna elevadíssimo e por isso, elas acabam desistindo", lamenta a diretora. 

Teatro: O Aniversário da Infanta

Foto: Pachá Lago.

bottom of page