top of page

TEATRO NA ARTE-EDUCAÇÃO 

         

            Muitas vezes me vi confusa sobre onde começa meu trabalho de artista e termina para entrar o da Arte-Educadora. Talvez não seja preciso esta divisão, são anos de vivência na arte para responder uma pergunta que talvez não tenha resposta, seja apenas proposta para uma reflexão. Se aprendi tanto com a arte, porque não posso ensinar através dela?

            Não quero dizer que a toda aula eu deva executar uma performance, ou que seja tão divertido quanto ao ir ao cinema ou ao circo, às vezes fazemos coisas que no momento não são agradáveis, mas necessárias para nossa formação, conhecimento e progresso. Mas a arte deve sim estar presente na nossa educação. Seja na forma reflexiva, crítica, no processo do próprio fazer artístico e mesmo na vivência lúdica da arte nos limites do espaço físico da escola.

            Quando me refiro ao teatro dentro da escola não quero dizer que tenha que ser uma peça comemorativa no dia das mães, ou que seja uma encenação do livro abordado na aula de português e muito menos da obra literária indicada para o vestibular. Talvez nem seja preciso que haja uma peça teatral, mas a prática, a vivência de um laboratório onde se compartilhe experiências e possibilite ao aluno adentrar no jogo teatral. Esse sim é capaz de promover mudanças e progresso na educação. Já vi muitas escolas com grandes auditórios, todos equipados com iluminação, cortinas e plateias que fariam inveja em muitos teatros de grandes centros. Mas quanto ao processo criativo, emoções e a vivência cênica jamais aconteceram naquele espaço. Este servia apenas de local para exposição dos alunos para os pais fotografarem, sempre a repetir textos decorados sobre obras que nunca leram de fato ou se quer refletiram sobre o que estão a dizer.

            No que acredito e defendo?

Minha intenção é contribuir para um mundo melhor com pessoas mais conscientes de seu papel na sociedade e mais sensível aos problemas do próximo. A ferramenta que tenho para defender esta minha bandeira e contribuir de modo efetivo para que este mundo seja de fato melhor é o teatro. Ele é capaz de ir muito além do campo da imaginação.

Esta cada vez mais difícil acompanhar estas mudanças. Passamos por mudanças efervescentes, rápidas e contínuas. Com a arte, que é uma forma de comunicação humana, não é deferente. Por isso me pergunto a todo instante, onde está o teatro? Cada vez mais escasso nas casas de espetáculo, com certeza já não tem mais o glamour que tinha no século XIX. Será que está caminhando para o fim? Não, simplesmente está passando por mudanças que ainda não estão muito bem definidas, mas percebo a todo instante como a ação dramática toma parte do dia a dia das pessoas. É o gestual, os personagens que cada um desempenha em sociedade, as máscaras que assumimos nas redes sociais ou no nosso ciclo social, com direito a figurinos, adereços e cenários meticulosamente pensados.  Sejamos mais conscientes do papel que desempenhamos na vida, e que sejamos no mínimo protagonistas de nossa própria vida.

O Teatro na Arte-Educação: o que eu defendo e no que eu acredito, eis minha bandeira.

Deixe seu comentário:

bottom of page