top of page

            MODERAÇÃO QUANTO AO USO DO CELULAR

        A tecnologia é uma importante aliada à educação. Por meio dela podemos facilitar o acesso a informação, dinamizar a interação dos alunos e promover uma melhor compreensão das aulas tendo diversos outros recursos ao nosso favor para exemplificar e visualizar o conteúdo estudado. No entanto, essa mesma tecnologia se usada de forma errada, sem direcionamento ou sem moderação pode ser prejudicial no processo de ensino-aprendizagem. Um exemplo disso é o uso exagerado do celular no nosso dia a dia ou a proibição dele em sala de aula.

         Não adianta apenas proibir, o celular continua a fazer parte da vida cotidiana das nossas crianças e alunos. Em casa ou na escola, usam de forma exagerada chegando a ficar horas e horas atentas a este aparelho eletrônico. Jogam, acessam redes sociais, assistem vídeos e conversam entre si por meio de aplicativos de mensagens. No entanto, se esquecem do mundo a sua volta e isolam-se cada vez mais. É necessário que haja uma conscientização do mal que este hábito sem moderação tem feio em nossa sociedade e que todos aprendam a usá-lo de forma equilibrada.

Este instrumento tecnológico possui inúmeros recursos e possibilidades que seriam extremamente benéficas à educação se fossem bem aproveitadas e usadas no momento e na forma correta. Poderíamos citar como recurso positivo do uso do celular em sala a agenda eletrônica para organização da vida escolar, o aplicativo de localização para as aulas de geografia, dicionários para as aulas de português, tradutor para aulas de diversos idiomas, aplicativos de desenhos, edição de imagens, fotografias e muitos outros que tornariam as aulas muito mais interessantes. Já para o resgate imediato da interação, o contato de forma saudável e socialização dos nossos jovens e crianças proponho atividades teatrais e reflexões através da animação neste vídeo.

Sugestão de intervenção pedagógica sobre o vídeo e prática teatral.

     

Problemática do Nudes - abordagem através da História da Arte:  Proposta pedagógica sobre a problemática do nudes que tanto tem afetado a sociedade nos dias de hoje. Sem classificar como certo ou errado, a abordagem mostra por meio da história da arte a valorização do nu como objeto de contemplação, respeito, autoconhecimento e aceitação de si mesmo. A partir deste entendimento pressupõe-se atitudes mais responsáveis e sensatas diante do exagero nas exposições.

bottom of page