top of page

Análise crítica da música e videoclipe do clássico Another Brick In The Wall

de 1979 - Pink Floyd:

      Não é porque esta é uma das minhas bandas favoritas, nem por tratar-se do rock meu gênero musical predileto, mas pela reflexão sobre a forma como a educação tem sido tratada que escolhi falar sobre esta música. Apesar da época em que esta música foi lançada, continua mais atual que nunca. Lamentável que tantos anos tenham se passado, que as pessoas não sejam mais as mesmas e nem o quanto o mundo tenha mudado, a forma de ensino continua o mesmo há séculos. Por quanto tempo mais? É notório que nossos jovens não aguentam mais e esta seja uma das causas da evasão escolar, até mesmo os professores estão no seu limite e adoecem cada vez mais mostrando-se deprimidos e desmotivados.

      Há que se mudar a forma de educar, para isso deve-se considerar que cada indivíduo é único com sua história, cultura e objetivos. Não podemos avaliar um peixe por não subir em árvores. Se assim o fizermos ele será eternamente frustrados por não ser capaz de agir como os outros gostariam, matando em si outras capacidades e características que são únicas nele. É exatamente assim que as escolas tem tratado os jovens, massificando grupos distintos e desconsiderando a individualidade de cada um, esquecendo que são todos humanos e não um objeto ou robôs destinados a agir sem pensar e mecanicamente. 

      

Vídeo reflexivo:  Peixe não sobe em árvores.

Vídeo para análise reflexiva sobre educação:

Another Brick In The Wall - Pink Floyd 

Vivência pedagógica (educação inclusiva): reflexão crítica do vídeoclipe Another Brick In The Wall - Pink Floyd junto à comunidade surda.

bottom of page