top of page

PROJETO E-ARTE:

Mudanças metodológicas na forma de aprender e ensinar Arte

tendo como suporte os recursos digitais

Reflexão sobre o processo de produção do site pedagógico

      Nos mais de 20 anos dedicados a arte-educação e efetivo trabalho em sala de aula voltado para crianças, jovens e adultos, tendo nos últimos anos um trabalho diferenciado junto ao ensino especial, enfrentei inúmeros obstáculos. Desses problemas enfrentados destaco a falta de infraestrutura básica nas escolas, desvalorização do professor, ausência de políticas públicas realmente eficazes na educação, desvalorização da arte e da próprio total desconhecimento das pessoas em relação a sua própria identidade cultural. A luta para vencer estas barreiras foi efetiva e diária, mas confesso que com poucos resultados.

      Na busca incessante por uma educação de qualidade e mudanças eficazes da minha realidade frustrante em sala de aula foi que me fez ingressar nesse curso para a formação e qualificação profissional de professores com aprendizagens e pesquisas voltadas a arte intermidiática digital. Vi no curso a possibilidade de inovar a metodologia utilizada em sala de aula que hoje é tão retrógrada e ultrapassada em relação a cultura digital. Percebo nesta geração uma proximidade e interesse na cultura digital, prática esta que já faz parte do cotidiano da maior parte da sociedade, mas que permanece quase que ausente nas escolas e práticas pedagógicas.

      Uma vez imersa nesse universo de infinitas possibilidades que abrange o ciberespaço entendi que as novas práticas educativas não podem mais se limitarem aos espaços físicos da escola. Estamos há algum tempo diante de uma geração que tem sede de saber, capaz de buscar o conhecimento de forma autônoma através da autoaprendizagem e que não se enquadra mais na educação pensada para uma sociedade de mais de 150 anos atrás. Era nítida a necessidade de mudanças na minha forma de ensinar e mesmo de reaprender a Arte. Precisava contextualizar a arte em suas novas características nesse contexto digital, revendo as novas possibilidades de fazer e entender esta linguagem que agora apresenta-se tão dinâmica e interativa entre si, unindo performances, música, dança, cênicas e visuais, todas numa mesma produção.

      Foi nessa proposta de criação do site pedagógico de autoaprendizagem que optei por uma mudança efetiva na minha prática como arte-educadora, optando uma forma uma metodologia mais dinâmica, contextualizada e que interagisse com esta sociedade cada vez mais tecnológica. É a possibilidade de multiplicar meu campo de abrangência como arte-educadora para muito mais pessoas de diferentes culturas e lugares, trocando experiências e adquirindo conhecimentos.

        Com os registros em vídeos, imagens e depoimentos escritos no site, tenho proporcionado uma maior divulgação dos meus projetos exitosos no ambiente escolar que tem contribuído para a reflexão de outros educadores e divulgando as novas possibilidades da educação quando aliada à tecnologia e ao universo digital. Acredito que este projeto proporciona um ensino de melhor qualidade para que mais pessoas, dando também aos alunos uma formação contínua, efetiva e que lhes instigue a buscar cada vez mais o conhecimento com uma visão crítica sobre a própria educação.

bottom of page