top of page

TEXTOS REFLEXIVOS VOLTADOS À ARTE-EDUCAÇÃO 

         

        A teoria e a prática andam juntas, uma completa a outra. A teoria contribui para o embasamento, compreensão e sistematização do conteúdo a ser estudado, mas é a prática que possibilita a vivência e investigação do que se estudou. Infelizmente na Arte-educação muitos profissionais optam por separar essas duas formas tão integradas de aprendizagem, o que vem ao longo dos anos prejudicando o ensino das artes nas escolas e até mesmo a desqualificação da importância que esta disciplina tem no processo de ensino-aprendizagem. A teoria ministrada sem a prática limita o processo criativo e a vivência do fazer artístico. Por outro lado, a prática sem o embasamento teórico inviabiliza a compreensão histórica, a contextualização e o estudo mais aprofundado da importância da arte em diversas culturas, movimentos, artistas e linguagens. Sempre procurei unir as duas metodologias de ensino: teoria e prática.

    No entanto, nesses 20 anos dedicados efetivamente à arte-educação enfrentei muitos obstáculos. Um deles foi a falta do livro didático para ministrar de forma mais efetiva a teoria da arte. A carência do livro voltado a disciplina de arte no ensino fundamental e médio é maior nas escolas públicas. Em muitas Estados o governo ainda não disponibiliza o livro desta disciplina para a rede pública de ensino. Mesmo nas escolas particulares há poucas opções pelo conteúdo incompleto, linguagem  e preços inacessíveis aos alunos.

     Reconheço que o livro é apenas um complemento, que há outros recursos como apostilas, jornais, revistas, etc. No entanto a falta de papel nas escolas, a dificuldade em reproduzir as apostilas e escrevê-las, o tempo que se perde escrevendo no quadro textos que poderiam ser impressos fez das minhas aulas, por vezes, enfadonhas. Foi assim que dei início a uma vasta produção de textos e apostilas que atendessem ao interesse daqueles alunos, respeitando suas idades, séries e contextualizando com fatos da atualidade. Reproduzir esse material e disponibilizar para toda a classe continuou sendo um grande desafio. Pensei até em escrever um livro didático, mas demorou tanto que meu sonho foi ultrapassado pelo livro digital.  Assim, percebo aqui um espaço útil para disponibilizar esse material aqueles que tenham interesse a aventurar-se no universo encantador da arte.

 

     TEXTOS:

- Conceito de Artes

- Origem das Artes: análise e comentário do Complexo de Stonehenge

bottom of page