top of page

E-CONTADORA de HISTÓRIAS

      Uma forma de contar histórias fazendo uso de recursos digitais e tecnológicos como software, aplicativos, vídeos e até mesmo da internet como forma de divulgá-las.​ A linguagem poética e artística continua presente quando faço uso de técnicas teatrais na encenação e composição dos personagens, dos textos literários do vídeo e na leitura dramática em sua apresentação, no uso das fotografias e imagens, na música como forma de sonoplastia e no uso de diversos elementos teatrais como cenário, figurino, adereços e maquiagem. O conjunto de todos esses recursos possibilita um resultado estético diferente dos antigos padrões e conceitos que estamos acostumados, mas abre as portas para novas possibilidades na forma de fazer e apreciar a arte no universo ainda pouco assimilado da E-Arte.

Poésis: Criando Personagens cênicos no aplicativo MomentCam.

Poésis: O amor chegou pela janela.

   Contar histórias é algo fascinante, mas ouvi-las é melhor ainda. Desde crianças, numa fazenda no interior de Goiás, meus pais costumavam contar histórias e causos durante à noite à beira de um fogão a lenha e sob a luz de lamparina. Os temas eram os mais diversos: folclóricos, verídicos, sobrenaturais e até situações simples ocorridas durante o dia de trabalho na roça.

 

 

 

 

 

 

 

     

        Foi através dessas histórias que aprendi sobre a vida e as pessoas, conhecendo um mundo que ia muito além daquelas terras que minha visão podia alcançar. Mergulhei naquele mundo imaginário de forma tão intensa que sonhei um dia estar dentro dele. E foi através da Arte que realizei meu sonho. Vivo minhas histórias e conto-as, como um dia me contaram. Assim, ensino de uma maneira lúdica através dessas histórias porque acredito no poder educativo desta prática.

         Mas  o cenário já não é mais o mesmo. Não existem mais lamparinas, nem fogão a lenha e nem meus pais estão aqui. Não se discute que tenham ficado muitas saudades e se possível fosse até recriaria aquela cena que ficou no meu passado. Às vezes como Contadora de histórias até consigo recriar esta atmosfera de emoções que o teatro nos possibilita. Mas a vontade de levar essas histórias a um maior número de pessoas e introduzir esse universo cultural à uma nova linguagem  estética que interaja com o meio digital me levou a refletir sobre novas possibilidades, linguagens  e poésis artísticas. Este "conceito" chamarei de E-Contadora de Histórias.

 

     

Foto: Arquivo pessoal.

Vídeo-Tutorial: Como criar Personagens cênicos no aplicativo MomentCam como na poésis realizada.

bottom of page